Quando é indicado o uso de joelheira
Quando é indicado o uso de joelheira?
Usar ou não joelheiras é um tema ainda controverso entre profissionais da saúde e praticantes de atividades físicas, como uma tentativa de reduzir a ocorrência ou gravidade das lesões nos ligamentos das articulações do joelho sem inibir sua mobilidade e secundariamente propiciar maior fraqueza muscular.
Na prática esportiva, principalmente entre amadores, o uso da joelheira é bastante comum. Existem diversas opções de joelheiras, que atendem desde pessoas que desejam proteger o joelho até aquelas com alguma dor no joelho.
Faixa elástica simples ou joelheiras elásticas
É o tipo mais básico e bastante utilizado por praticantes de modalidades esportivas com cargas elevadas, como levantamento de peso ou mesmo atletas recreativos amadores como corredores, tenistas entre outros. Os atletas acreditam que essa joelheira aumenta o desempenho e evita o surgimento de lesões associadas.
No entanto, se usada de maneira incorreta, pode pressionar demasiadamente a patela contra a cartilagem do fêmur, resultando em dano cartilaginoso e problemas ligados a sobrecarga. Os pacientes relatam uma sensação de maior segurança com esse tipo de joelheira, que na verdade acreditamos que ajude mais para o psicológico do paciente com a sensação de evitar lesão/proteger o joelho do que tenha um efeito funcional no joelho.
Órtese de reabilitação ou funcional
São joelheiras mais robustas e geralmente usadas quando já existe uma lesão instalada ou em casos pós-operatórios. A órtese funcional é uma escolha específica do ortopedista. São órteses específicas e rígidas com barras metálicas e posicionamento correto do joelho que auxiliam na recuperação e propiciam a ideal cicatrização, incorporação dos ligamentos lesados e dos ligamentos reconstruídos cirurgicamente.
Em casos de lesões por falseio ou deslocamento da patela, pode ajudar a manter a patela em seu lugar ou limitar o movimento do joelho para a cicatrização ligamentar ideal.
Em casos de lesões mais complexas de vários ligamentos como cruzados anterior, posterior ou colaterais, estas órteses auxiliam na proteção ligamentar para a devida cicatrização.
Mas, afinal, quando devo usar joelheiras?
Uma discussão muito comum entre os atletas é se realmente as joelheiras são necessárias para proteção e desempenho. Nem todos os exercícios necessitam de joelheiras, sobretudo se os joelhos não estiverem envolvidos como fonte de força primária.
O que diz a literatura?
A joelheira não é a solução para os problemas no joelho. Um dos seus papéis mais importantes é na cinesiofobia (medo do movimento), pois quem sente dor geralmente fica inseguro em realizar atividades de rotina e esportivas.1 A joelheira pode ser um adjuvante, já que é importante o fortalecimento muscular nos casos de osteoartrose ou dor anterior no joelho, e seu uso pode ajudar a reduzir a dor ou medo, permitindo esse trabalho de força.
Há evidências de que o uso de joelheira por pacientes com osteoartrose leve à redução de dor se comparado aos pacientes que não a usam. Isso inclui joelheiras e palmilhas de cunha lateral. Revisão sistemática sobre o efeito desses dispositivos em indivíduos com osteoartrite medial do joelho mostrou que ambas as intervenções podem melhorar a dor e a função, podendo-se usar separadamente ou as duas juntas.2
Joelheiras que mudam a direção de onde passa a maior carga no joelho (joelheiras com hastes varizantes ou valgizantes) representam uma opção de tratamento conservador não farmacológico da osteoartrite do joelho. Beck et al. sugerem que a órtese de descarga melhora as propriedades bioquímicas da cartilagem danificada, aumentando a concentração de colágeno, diminuindo o edema.3 No entanto, outros estudos demonstram que alguns tipos de pacientes não se beneficiam deste tipo de órtese.
Não existe um modelo ideal de joelheira! Um estudo em 2018 comparou o uso de joelheiras com orifício e sem e apontou melhores efeitos na dor e na capacidade funcional na caminhada daqueles que utilizavam joelheira sem orifício.4
O uso da joelheira nos esportes e após lesões ainda é um tema que necessita mais estudos e, assim como qualquer ferramenta terapêutica, ela deve ser utilizada com bom senso.
Atenção! Não é indicado usar nenhum tipo de joelheira antes de consultar um ortopedista para descobrir a causa da dor, pois isso pode mascarar lesões mais sérias que só poderiam ser diagnosticadas com avaliação clínica especializada.
Referências
1- Priore LB, Lack S, Garcia C, et al. Two Weeks of Wearing a Knee Brace Compared With Minimal Intervention on Kinesiophobia at 2 and 6 Weeks in People With Patellofemoral Pain: A Randomized Controlled Trial. Arch Phys Med Rehabil. 2020 Apr;101(4):613-23.
2- Khosravi M, Babaee T, Daryabor A, et al. Effect of knee braces and insoles on clinical outcomes of individuals with medial knee osteoarthritis: A systematic review and meta-analysis. Assist Technol. 2022 Sep 3;34(5):501-17.
3- Beck S, Dittrich F, Busch A, et al. Unloader bracing in osteoarthritis of the knee – Is there a direct effect on the damaged cartilage? Knee. 2023 Jan; 40:16-23.
4- Added MAN, Added C, Kasawara KT, et al. Effects of a Knee Brace With a Patellar Hole Versus Without a Patellar Hole in Patients With Knee Osteoarthritis: A Double-Blind, Randomized Controlled Trial. Eval Health Prof. 2018 Dec;41(4):512-23.