Skip links

Transplante de Cartilagem

lesão de cartilagem do joelho

Joelho com lesão extensa de cartilagem (seta).

O que é cartilagem do joelho?

A cartilagem das articulações é o revestimento da parte interna das articulações e importante tecido para o bom funcionamento de articulações como o joelho e tornozelo. A cartilagem é pobre em vasos sanguíneos e as suas células (condrócitos) tem baixa capacidade de duplicação. Isso faz com que as lesões da cartilagem tenham baixo potencial de recuperação espontaneamente e frequentemente necessitarem de tratamento cirúrgico.

O que é transplante de cartilagem?

O transplante de cartilagem do joelho, também conhecido como transplante homólogo osteocondral a fresco, baseia-se na transferência de um segmento de cartilagem com osso acoplado de um doador de órgãos previamente selecionado pelo banco de tecidos (Vide foto de um tecido de doador) . A técnica de transplante de cartilagem tem como objetivo principal ampliar as opções de tratamento das lesões de cartilagem grandes a fim de evitar ou adiar a ocorrência do desgaste generalizado da articulação.

Este tratamento é um excelente método para tratar lesões extensas de cartilagem maiores que 3-4cm. Lesões geralmente causadas por fraturas, degenerações, torções ou mesmo doenças específicas como osteocondrite dissecante ou osteonecrose. A vantagem desse método de tratamento consiste no fato de retirarmos a cartilagem do doador exatamente do mesmo formato e contorno da região lesada no paciente.

Cilindro de cartilagem

Cilindro de cartilagem retirado de um doador de órgãos.

Na literatura, o transplante osteocondral a fresco demonstra bons e excelentes resultados em diversas séries de casos. O Dr Guilherme Gracitelli teve oportunidade de estudar estes casos nos EUA, durante estágio no exterior  e aplicar este procedimento cirúrgico no Brasil. Parte do aprendizado, demonstrou que pacientes com lesões extensas e em diversas localizações do joelho ou tornozelo demonstram bons resultados e com boa durabilidade da cirurgia.

A logística do transplante requer a colaboração de bancos de tecidos específicos existentes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Após a indicação cirúrgica de transplante de cartilagem, o tecido é solicitado e a equipe deve aguardar a captação do tecido adequado para cada paciente. Semelhante ao processo do transplante de órgão sólidos como rim e fígado, os doadores são investigados com exames laboratoriais e microbiológicos para evitar a transmissão de doenças contagiosas ou contaminações bacterianas do doador ao paciente.

Existe rejeição neste tipo de transplante?

Esse tipo de transplante não apresenta rejeição significativa e drogas imunossupressoras são desnecessárias. A única compatibilidade necessária é em relação ao tamanho do joelho do doador seja semelhante ao joelho do paciente. A técnica cirúrgica segue passos meticulosos e basicamente transplanta um segmento do joelho do doador para o paciente.

Transplante de Cartilagem de joelho

Grande lesão de cartilagem tratada com 2 cilindros de cartilagem

Qual o tempo de recuperação?

A reabilitação após o transplante de cartilagem do joelho varia de acordo com cada caso, mas em geral os pacientes devem ficar com muletas e sem contato com o solo por cerca de 6 semanas. A fisioterapia deve iniciar logo após as primeiras 24 horas de cirurgia a fim de estimular o membro operado com fortalecimento e alongamento.

Assista a uma cirurgia real de transplante de cartilagem
do joelho

Assista a uma cirurgia real de transplante de cartilagem no tornozelo 

Fale conosco pelo WhatsApp