Prótese total do joelho
Para que serve a prótese total do joelho?
O joelho normal funciona como uma articulação capaz de sustentar o peso do corpo e permitir movimentos normais dos membros inferiores. Nos casos de joelhos que apresentam graus avançados de artrose, existe uma falência funcional do joelho. Nestes casos, o paciente apresenta sintomas de dor intensa e limitação que prejudicam a função diária e principalmente a qualidade de vida.
Neste artigo, trataremos apenas da prótese total do joelho. Para informações sobre a prótese parcial do joelho acesse o artigo sobre prótese parcial do joelho. A cirurgia de prótese total do joelho consiste na substituição da superfície danificada do joelho por um componente metálico. O objetivo principal dessa cirurgia é de restaurar a função do joelho e propiciar um grande alívio da dor.
Desvios de alinhamento do joelho como joelho em valgo (joelho em “x”) e joelho em varo (“joelho arqueado”) também podem ser corrigidos durante a cirurgia de prótese do joelho.
Qual a pessoa ideal para a prótese total do joelho?
O candidato ideal para a prótese total do joelho apresenta grau avançado de artrose, limitação das funções diárias e dores intensas. Estes pacientes geralmente já convivem com os sintomas há muitos anos e já esgotaram todas as possibilidades de tratamentos disponíveis para artrose.
Não existe uma idade ideal para realizar a prótese total do joelho. Recomenda-se considerar a cirurgia após os 60 anos de idade, pois a prótese do joelho apresenta duração de cerca de 15 a 20 anos. Caso o paciente seja muito novo, muitas trocas da prótese (cirurgias de revisão) terão que ser realizadas durante a vida e os riscos de complicações apos as cirurgias de revisões de prótese aumentam consideravelmente.
Como é a cirurgia e a recuperação após a prótese total do joelho?
A cirurgia de prótese total do joelho é considerada de grande porte. Basicamente, será realizada a retirada de toda a cartilagem e osso danificados, que serão substituídos pelo componentes metálicos da prótese. Após a cirurgia, a prótese pode acompanhada pelo médico com radiografias seriadas.
No pós-operatório, o paciente deverá ficar de 3 a 5 dias internado. Assim que a dor permitir, o dreno for retirado e o quadro clínico permanece estável, o paciente está autorizado a começar a caminhar durante a internação. O ideal é que após a cirurgia o paciente consiga sair do hospital treinado para caminhar com o andador.
A fisioterapia deverá ocorrer diariamente até a recuperação completa da força, equilíbrio e movimento do joelho. Em geral, os pacientes apresentam melhora considerável da dor e função após 3 meses da cirurgia da prótese total do joelho.
Ilustração de alguns passos da cirurgia de prótese total do joelho.
É possível praticar esporte apos prótese total do joelho?
Este é um questionamento muito comum entre as pessoas mais novas que estão interessadas em realizar a cirurgia da prótese do joelho.
Esportes de maior impacto como futebol, basquete, voleibol e tênis não são recomendados após a cirurgia. Estes esportes de alto impacto não estão recomendados devido ao risco de trauma, fraturas, desgaste e soltura precoce dos componentes.
Caso o paciente tenha esperança em realizar estes tipos de esporte, sugiro considerar outras formas de tratamento antes de partir para a prótese total do joelho (vide capítulo sobre artrose). No entanto, alguns esportes de menor impacto como natação, caminhadas leves, golfe, bicicleta ergométrica entre outros são permitidos e recomendados.
Quais são as complicações possíveis após a prótese total do joelho?
Toda e qualquer cirurgia apresenta risco de complicação. A cirurgia de prótese total do joelho não é diferente. Entre as complicações observadas na literatura médica, podemos citar as complicações clínicas e cirúrgicas durante a internação.
Para minimizar as complicações clínicas, os pacientes permanecem internados e acompanhados de perto por médicos e fisioterapeutas com a realização de exames gerais e fisioterapia diários para se evitar anemia, distúrbios de eletrólitos, distúrbios pulmonares entre outros.
Dentre as complicações cirúrgicas possíveis relacionadas a cirurgia de prótese total do joelho, podemos citar a trombose venosa, infecção, fratura e soltura dos componentes.
Atualmente, os riscos destas complicações estão diminuindo com o uso de medicamentos e cuidados específicos durante e após a cirurgia de prótese total do joelho.
O paciente fica satisfeito após a prótese total do joelho?
A cirurgia de prótese do joelho possui uma história de mais de 30 anos. Após diversas modificações nas técnicas e nos implantes, esta cirurgia é considerada com alto grau de satisfação entre os pacientes.
Nos EUA, o número de procedimentos anuais vem crescendo consideravelmente devido a grande satisfação e procura pela cirurgia.
Últimos Posts
-
Dr. Guilherme Gracitelli participa do Congresso Mundial de Regeneração e Preservação articular setembro 21, 2023
-
Quando é indicado o uso de joelheira abril 6, 2023
-
Exercícios Físicos após cirurgia de artroplastia março 29, 2023