Ligamento Cruzado Posterior
Esquema com vista posterior do joelho,observa-se o ligamento cruzado posterior rompido.
O que é o Ligamento Cruzado Posterior (LCP)?
O ligamento cruzado posterior é uma estrutura fibrosa que conecta o osso do fêmur com o osso da tíbia. O ligamento cruzado anterior e posterior são responsáveis pela estabilidade do joelho. Em geral, a lesão do ligamento cruzado posterior ocorre com traumas de maior energia como acidentes de carro (trauma no painel do carro), motocicleta, atropelamento ou queda de alturas. No entanto, traumas menores como a queda direta com o joelho fletido também pode ocasionar a lesão deste ligamento.
O que acontece quando o LCP rompe?
Estas lesões podem ser classificadas em até 3 graus dependendo da gravidade da lesão. Os sintomas vão depender da gravidade da lesão. Em geral logo após o acidente, o joelho fica bastante inchado e dolorido. O paciente apresenta bastante dor para caminhar. Após o acidente, é importante procurar um especialista para afastar outros problemas associados a lesão deste ligamento. Como a lesão deste ligamento é causada por alto grau de energia, frequentemente lesões ligamentares associadas ocorrem. Caso o trauma seja mais grave, lesões vasculares e neurológicas podem ocorrer. Após o período de cerca de 4 semanas, o inchaço e dor regridem e os sintomas de instabilidade começam a aparecer.
Queda com joelho refletido é uma possível causa de lesão e trauma em painel em acidentes de carro é uma causa causa frequente de lesão do LCP.
O que sinto com uma lesão antiga do LCP?
As lesões antigas (crônicas) do ligamento cruzado posterior podem se manifestar com instabilidade do joelho. Alguns pacientes conseguem notar que a perna tem um movimento aumentado no sentido antero-posterior. Dor na frente do joelho, logo atrás da patela, pode ser percebida devido ao aumento da pressão na articulação da patela com o fêmur. Isso ocorre devido ao deslocamento posterior da tíbia decorrente da perda de função do ligamento cruzado posterior.
Ilustração demonstra posteriorização da tíbia em decorrência da lesão do LCP.
Como diagnosticar a lesão do Ligamento Cruzado Posterior?
O diagnóstico deve ser feito por um ortopedista especializado. O exame físico minucioso é a melhor maneira de se fazer o diagnóstico da lesão deste ligamento. Os exames complementares como radiografias e ressonância magnética fazem parte da investigação e ajudam a identificar lesões associadas como lesões de menisco, cartilagem e de outros ligamentos.
A lesão necessita de cirurgia?
A lesão do LCP pode ser classificado em 3 graus de acordo com a gravidade. As lesões parciais isoladas podem ser tratadas de maneira não cirúrgica. No entanto, as lesões totais e com lesões ligamentares associadas necessitam de tratamento cirúrgico.
Como é a cirurgia do Ligamento Cruzado Posterior?
A cirurgia deve ser individualizada para cada paciente. Em geral, a cirurgia é realizada por vídeo (artroscopia). É necessário utilizar substitutos (enxerto) para a substituição do ligamento rompido. Tenho preferência pelo tendão quadriceptal retirado do próprio paciente. Em casos de mais lesões ligamentares associadas, é necessário utilizar substitutos de doadores de tecidos.
Últimos Posts
-
Dr. Guilherme Gracitelli participa do Congresso Mundial de Regeneração e Preservação articular setembro 21, 2023
-
Quando é indicado o uso de joelheira abril 6, 2023
-
Exercícios Físicos após cirurgia de artroplastia março 29, 2023