Infiltração no joelho
O procedimento de infiltração no joelho se refere a todo procedimento que envolva a injeção de medicamentos diretamente na articulação (intrarticular) ou nos tecidos ao redor da articulação (tendões, ligamentos ou bursa entre outros). Dentre os diversos medicamentos possíveis de infiltrarmos, citamos os anestésicos, corticoides, ácido hialurônico, ou mesmo as terapias biológicas (Plasma Rico em Plaquetas e Aspirado / Concentrado da medula óssea).
Esse procedimento é um procedimento exclusivamente médico e até hoje carrega algum preconceito entre o público leigo devido ao uso inadvertido dessas infiltrações ao longo dos anos principalmente na infiltração extra-articular de corticóide nos joelhos. Atualmente, temos evitado a infiltração de corticóides, principalmente em tendões e ligamentos, pois os tendões tendem a degenerar e até mesmo romper após sucessivas infiltrações sem o devido cuidado.
No entanto, no decorrer dos anos os medicamentos evoluíram, bem como as indicações das infiltrações foram refinadas e hoje a infiltração é um importante arsenal no tratamento de diversas doenças das articulações.
Esse procedimento é mais comumente realizado em articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé, embora também possa ser realizado em músculos ou tendões.
A infiltração destina-se a tratar a doença no local da lesão ou inflamação, principalmente nos casos mais graves ou quando não há melhora com outros tratamentos, amplamente utilizados para terapêutica de osteoartrite, além de auxiliar na recuperação de tendinites, epicondilites ou hematomas, como ocorre durante o exercício.
Quer saber mais sobre o tratamento, como é feito e para que serve? Então continue acompanhando neste artigo.
O que é a infiltração no joelho?
A infiltração no joelho pode ser realizada em regime ambulatorial ou hospitalar, sempre com todos os cuidados assépticos e antissépticos. A técnica mencionada, consiste na aplicação direta de medicamentos nesta articulação através de uma injeção com substâncias contendo corticosteróides, ácido hialurônico, anestésicos, (açucares) proloterapia e até mesmo terapias biológicas como PRP terapias biológicas (Plasma Rico em Plaquetas e Aspirado / Concentrado da medula óssea).
Quando a substância utilizada é o ácido hialurônico e ainfiltração realizada no ambiente articular, dentro da cavidade articular, o procedimento é tecnicamente chamado de viscossuplementação.
A infiltração é intra-articular, porém, em determinadas situações, substâncias também podem ser aplicadas nos tecidos ao redor da articulação. A infiltração pode ser indicada para uma lista de doenças ou condições que causam dor, joelho rígido, inchaço, ou mesmo articulações que apresentam bastante ruídos (crepitação articular).
É um procedimento minimamente invasivo, rápido e muito seguro, que geralmente é feito no próprio consultório.
Para que serve o tratamento de infiltração?
O objetivo da técnica realizada no joelho é aliviar a dor e principalmente para reduzir a inflamação ou estimular a produção de líquido sinovial, que é um líquido produzido pela membrana sinovial e atua na lubrificação da articulação do joelho.
A realização de uma infiltração no joelho é relativamente rápida e simples.
Na maioria dos casos, uma injeção no joelho é indicada quando o joelho apresenta algum problema, como uma inflamação que não pode mais ser tratada com medicação ou fisioterapia. Alguns medicamentos que podem ser usados na realização do procedimento são:
- Anestésicos
Estes medicamentos são frequentemente usados para dores intensas ou crônicas e geralmente aliviam a dor logo após a aplicação. Por causa de seus efeitos imediatos e transitórios, os anestésicos são usados, geralmente, para confirmar que a fonte da dor está dentro da articulação, por exemplo, para definir melhor o tratamento ou planejar cirurgias.
- Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um componente do líquido sinovial, que é o lubrificante natural da articulação. Porém, em determinadas doenças degenerativas, como a artrite, pode ocorrer perda dessa lubrificação, responsável pela maioria dos sintomas.
O médico pode então usar uma técnica chamada viscossuplementação para injetar ácido hialurônico na articulação, o que pode criar uma película protetora que diminui a progressão do desgaste e reduz a dor.
O tratamento pode ser de 1 a 3 injeções a depender do tipo do produto. Os resultados são muito mais duradouros do que os anestésicos e corticóides e começam gradualmente em torno de 48 horas após o procedimento.
- Corticóides
Os corticóides são medicamentos anti-inflamatórios poderosos e podem ser usados sozinhos ou com um anestésico para reduzir a dor e a inflamação em uma articulação. Essa técnica com a utilização de corticosteroides dentro da articulação é geralmente realizada a cada 4 a 6 meses e não é recomendado fazer aplicações excessivas no mesmo local, pois isso pode aumentar o risco de degeneração da cartilagem se utilizado inadvertidamente. Como citado previamente, devemos evitar ao máximo a aplicação de corticoide em outras regiões como tendões e ligamentos.
Os principais corticóides utilizados na infiltração no joelho são: metilprednisolona, triancinolona, betametasona ou dexametasona, e seus efeitos na articulação duram de dias até cerca de 2 meses. Temos preferência em utilizar a triancinolona devido ser o mais solúvel e desejável para o ambiente articular. Os outros corticoides citados podem cristalizar na articulação e piorar a condição da cartilagem.
Como é feita a infiltração no joelho?
O processo é realizado no joelho por meio de uma injeção asséptica aplicada diretamente no tecido articular. Antes de aplicar o medicamento, a pele é limpa com soluções antissépticas e o joelho é anestesiado para aliviar a dor no momento da infiltração. Sempre puncionamos o joelho antes para retirar o derrame ou excesso de líquido indesejável na articulação e depois realizamos a infiltração. Tudo isso acontece em um período de até 10 minutos, o processo é rápido e seguro.
O que fazer após a infiltração no joelho?
Os médicos, especialmente os especialistas em joelho, são os únicos com habilidade e experiência para realizar este procedimento.
Logo após a aplicação do medicamento na articulação do joelho, é normal que o paciente tenha sensação de inchaço nas articulações, por isso os especialistas recomendam repouso nas primeiras 24 horas, mas também é recomendado esticar e dobrar a região.
Para o retorno ao trabalho, geralmente em cerca de 2 dias, o paciente pode voltar às suas atividades, no caso de pessoas que praticam exercícios físicos, recomenda-se aguardar pelo menos 48 horas para que a rotina volte a normalizar.
Por fim, é preciso afirmar a necessidade de acompanhamento médico pós-procedimento e acompanhar os cuidados prestados por este profissional. Um pouco de descanso e redução da carga no joelho são geralmente indicados por um curto período após a infiltração.
Em geral, os efeitos do uso do ácido hialurônico são perceptíveis após 48 horas da infiltração e apresentam efeito máximo em até 4 semanas e com duração média dos efeitos de carca de 6-8 meses. Alguns pacientes percebem melhorar por períodos até maiores do que 8 meses.
Agora que você sabe o que é infiltração no joelho, você pode procurar um ortopedista especialista em joelho para a realização deste procedimento!